Vamos enfrentar este ano com uma disposição positiva e activa.

Caros leitores, gostaríamos de começar por desejar um Feliz e Próspero 2024 para si, sua família e seus amigos. No entanto, neste ano que se inicia, ocorrerão diversos eventos, incluindo políticos, diplomáticos, económicos, desportivos, sociais e conflitos.

Queremos destacar que o ano de 2023 terminou de maneira positiva na Sogester, pois registámos mais um ano sem acidentes fatais em nenhum dos terminais da empresa. Isso é um crédito para todos os departamentos directamente envolvidos.

Para 2024, continuaremos a investir na formação e gestão das pessoas em termos de segurança e protecção. Essa é a nossa prioridade número um, como tenho mencionado repetidas vezes. Queremos garantir que todos os funcionários retornem para casa diariamente em segurança, apesar de enfrentarmos desafios de segurança e pequenos acidentes devido à falta de atenção, especialmente no pátio do terminal e departamentos técnicos com grandes equipamentos.

Implementamos constantemente soluções informáticas, como sensores, luzes e câmaras, no ambiente de trabalho para auxiliar a nossa equipa operacional. No entanto, é a atenção pessoal e a dedicação ao trabalho que garantirão um ambiente seguro.

Em relação ao cenário económico, observamos em 2023 que tanto o mundo quanto Angola enfrentaram inúmeras dificuldades, resultando em aumentos de custos, redução do lucro líquido e volume de carga de importação para o país.

Apesar da queda de 5% nos volumes em Luanda, houve um aumento de 5% no Namibe. Conseguimos conquistar novos clientes e expandir os nossos serviços para a República Democrática do Congo e iniciamos a campanha de carga para a Zâmbia, seguindo a mesma estratégia de encontrar, ajudar e apoiar os nossos clientes nas respectivas áreas.

Recebemos informações de que os principais serviços para o Extremo Oriente, transportados pela Maersk-CMA-CGM – COSCO – OOCL, alteraram as suas rotas para melhorar o transporte para Angola. A MSC também incluiu serviços directos do Extremo Oriente para Point Noir e, em seguida, por feeder para Luanda e Namibe. Embora o aumento da aceitação seja positivo, estamos cientes da competição acirrada este ano, com a DPW e a ADP mais activas.

No Namibe, observamos um crescimento nas exportações de granito. No entanto, a redução da carga de importação exigiu o reposicionamento de navios na província, aumentando os custos num momento desafiador para todas as linhas, especialmente diante da chegada de navios maiores em 2024 e 2025.

A Sogester está empenhada em encontrar novas fontes de receita, incluindo as futuras descobertas de petróleo nas áreas do Namibe, exportação de minério de ferro e ferro-gusa.

Os nossos ICDs em Luanda buscam constantemente oportunidades específicas com os nossos clientes, sejam para o Congo ou a Zâmbia, a oferecer suporte adicional à logística em termos de armazenamento, descarga e carga de bens.

A instalação do primeiro portão automático em Angola no terminal da Boavista representa um avanço significativo,

Conseguimos conquistar novos clientes e expandir os nossos serviços para a República Democrática do Congo e iniciamos a campanha de carga Zâmbia, seguindo a mesma estratégia de encontrar ajudar e apoiar os nossos clientes nas respectivas áreas.

Director Executivo

permitindo que os clientes realizem todo o desembaraço alfandegário online. Estamos também focados em práticas ambientais, como a mudança para lâmpadas LED e a aquisição de empilhadores mais limpos, com planos futuros para caminhões eléctricos e gruas RTG no estaleiro.

Conscientes das mudanças climáticas, estamos comprometidos em tomar medidas para reduzir o nosso impacto ambiental. Iniciativas como programas de apoio e acções sociais já estão em andamento nos projectos que apoiamos e nos Eco pontos de vários locais.

Vamos enfrentar este ano com uma disposição positiva e activa, contribuindo para um ar mais puro, ruas e ambientes de trabalho mais limpos, a beneficiar a todos nós.

Com os melhores cumprimentos.

Categorias:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *